Infertilidade é a incapacidade de obtenção de gestação espontânea após um ano de tentativas sem qualquer método contraceptivo. Essa condição, de forma geral, afeta cerca de 20% dos casais em idade fértil.
Infertilidade masculina
Varicocele
A varicocele é a principal causa de infertilidade masculina e corresponde a cerca de 35% dos homens com infertilidade primária.
As alterações decorrentes da varicocele tendem a progredir com o tempo e pode levar a atrofia testicular e a alterações na qualidade espermática.
Disfunções hormonais
Problemas como hipogonadismo, onde os testículos não produzem hormônios ou esperma suficientes, são tratados por andrologistas. Eles podem recomendar terapias de reposição hormonal ou outras intervenções.
A infertilidade masculina pode ser influenciada por vários fatores genéticos. Anormalidades nos cromossomos e mutações em genes específicos podem impactar tanto a produção quanto a qualidade do esperma.
Problemas Genéticos
A azoospermia é a ausência completa de espermatozóides no líquido ejaculado observado em pelo menos duas amostras coletadas com intervalo de mais de 2 semanas. Neste caso, a análise do espermograma com centrifugação é fundamental.
Azoospermia
Para pacientes com azoospermia que desejam ter filhos, a captação espermática é um procedimento fundamental que oferece a oportunidade de obter espermatozoides viáveis para uso em técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV) ou a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI).
Captação espermática
Este procedimento é destinado àqueles pacientes que fizeram a vasectomia, porém por algum motivo desejam ter novos filhos e buscam esta possibilidade na reversão de vasectomia.