top of page
Foto do escritorDr. Pedro Geraldo

HIDROCELE

A hidrocele é o acúmulo anormal de líquido dentro da bolsa testicular, a bolsa de pele que abriga os testículos. Geralmente, a bolsa escrotal contém uma pequena quantidade de líquido, o que é normal e fisiológico. Esse líquido tem a função de lubrificar e permitir que os testículos se movam livremente dentro da bolsa escrotal. Além disso, a quantidade de líquido é regulada por mecanismos de absorção, que garantem que não haja acúmulo excessivo.

Na hidrocele, ocorre um desequilíbrio nesse processo de produção e absorção do líquido. Isso pode acontecer por dois motivos principais:

Produção excessiva de líquido: Pode haver uma produção aumentada de líquido pelas membranas que revestem os testículos. Isso pode ser causado por várias condições, como inflamação, infecção, trauma ou outros distúrbios que afetam as membranas.


Absorção insuficiente de líquido: Os mecanismos de absorção podem não estar funcionando adequadamente, levando a um acúmulo de líquido na bolsa testicular. Isso pode ser resultado da perda da capacidade absortiva das membranas da bolsa testicular ou de problemas com a função dos vasos linfáticos que normalmente drenam o excesso de líquido.

Os sintomas mais comuns de uma hidrocele incluem inchaço na bolsa escrotal, que pode variar em tamanho, bem como uma sensação de peso ou desconforto na região. Geralmente, a hidrocele não causa dor significativa, a menos que cresça a ponto de causar pressão desconfortável.

O diagnóstico é realizado com base na história clínica e exame físico e confirmado com exames de imagem, como a ultrassonografia.

O tratamento da hidrocele é cirúrgico e consiste na remoção do líquido e de parte da membrana que está produzindo o excesso de líquido. Este procedimento é realizado através de incisão na bolsa testicular, sob anestesia e em ambiente hospitalar e a maioria dos pacientes recebe alta hospitalar no mesmo dia.

No pós-operatório é esperado algum grau de desconforto ou dor leve, além da percepção que a bolsa testicular está inchada. Para uma melhor recuperação e reduzir as chances de complicações, é importante o uso de bermuda mais justa e a realização de limpeza da ferida com soro fisiológico e água boricada.

Os principais riscos do procedimento da hidrocele são a infecção, abertura dos pontos da ferida e a recorrência do problema após a cirurgia.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page